Prática não muito comum há alguns anos, o merchandising em videoclipes vem ganhando força nos últimos tempos, isso com certeza graças a internet.
Antes, para assistirmos um videoclipe, era preciso sintonizar em canais específicos como MTV ou em programas do gênero. Isso de certa forma dificultava a inserção de ações de merchan pois os artistas ficavam presos as políticas das emissoras, e qualquer ação que fosse contra essa "política" poderia prejudicar na divulgação do seu clipe, sem contar a regulamentação no setor de propaganda na TV.
Com a popularização da internet, e a migração da exibição de videoclipes para o YouTube essa preocupação acabou e o merchandising, antes bem presente no cinema passou a integrar os videoclipes.
No clipe de "Hold it Against Me" Britney Spears faturou U$$ 500 mil só em merchandising. Uma das empresas que fez ações no clipe, o site PlentyOfFish teve um aumento no tráfego de 20% depois do lançamento do clipe.
E as ações feitas nos videoclipes são bem feitas como no cinema. Em alguns vídeos é tão sutil que acaba passando desapercebido, mas sabemos que o nosso cérebro "absorve" . E as ações são compensatórias, pois sabemos hoje os videoclipes alcançam milhares de visualizações o que na TV era praticamente impossível. Abaixo alguns clipes com merchandising.
Avil Lavrigne - What the Hell - 48.445.67 visualizações
Na cena uma estrela na parte superior e vários tênis da Converse, cujo o símbolo é uma estrela. Bem sacado!
Notebook Sony Vaio
TV Sony
Novamente as estrelas da Converse espalhadas pelo "quarto"
A cantora aproveita e faz propagando da sua linha de perfumes
Loja de roupas que vende peças no estilo da cantora
The Black Eyed Peas - I Gotta Feeling - 77.342.481 visualizações*
Notebook HP
Mesmo com outros nomes nas caixas o Daily News, é o único que ganha foco na cena
Celular Nokia
Britney Spears - Hold it Against Me - 40.153.347 visualizações*
Cantora também aproveita para divulgar sua linha de perfumes
Linha de maquiagem Make Up Forever
Aqui um 2 em 1, monitor Sony e site PlentyOfFish
Aqui o foco é a marca Sony, que aparece várias vezes durante o clipe
Jennifer Lopez - On The Floor - 124.343.049 visualizações*
Logo no começo do vídeo um foco no logo do carro BMW
Marca de jóias
Jim Jones - Everybody Jones
Esse não sei se é bem uma ação de merchandising, mas o clipe todo tem referências do twitter, se não for foi uma ótima divulgação, apesar de não precisar!
Sean Kingston e Justin Bieber - Eenie Meenie - 42.055.196 visualizações*
Facebook e Sony, presenças constates no clipe
Katy Perry - E.T - 38.071.852 visualizações
Em uma das útimas cenas, o ET Katy Perri coloca um óculos Vogue, o que convenhamos, não tem relação nenhuma com a história mas...
Lady Gaga & Beyoncé - Telephone - 108.630.572 visualizações
Caminhonete Ford Silverado
Óculos Coco Chanel
Kraft
Não consegui achar o nome dessa marca de salgados
Pão de Forma
Notebook HP
2 em 1, notebook HP e site PlentyOfFish
Cãmera Polaroid
Não consegui achar o nome da marca da lanchonete que oferece a bebida
Telefone LG e Aplicativo Virgin Mobile
Buscador Bing da Microsoft
Observando as visualizações dos clipes, em uma emissora de TV dificilmente esses eles atingiriam esse número de espectadores. Não temos números de audiência nos EUA, mas a MTV Brasil, por exemplo, tem média anual de 0,5 pontos no Ibope, onde cada ponto equivale a quase 60 mil espectadores.
A partir disso vemos como o videoclipe se tornou uma boa fonte de lucro para os artistas, na verdade mais uma, afinal, não influencia muito no bolo todo. Já que as vendagens de cds e só fazem é cair, é bom arranjar outras formas de se ganhar dinheiro!
(*) números obtidos no YouTube até a data da postagem