domingo, 28 de março de 2010

Como o design ajuda na qualidade de vida das grandes metrópoles


Texto retirado do Blog Design Informa... muito interessante

As cidades de Nova York, Seul e Frankfurt são exemplos de metrópoles que investiram no design urbano aliado com a sustentabilidade, obtendo resultados positivos na melhora de qualidade de vida de seus moradores. Tudo de uma maneira simples e objetiva, que pode ser incorporada em São Paulo - a maior cidade a América Latina.

Mas como fazer isso? A fundadora e diretora executiva da Associação Objeto Brasil e coordenadora geral do IDEA/Brasil, Joice Joppert Leal observa que existem soluções simples e eficientes. Em Frankfurt, na Alemanha, ela viu que é possível unir design urbano com sustentabilidade através de objetos simples, como recipientes para coleta de lixo reciclável. “Além de ser bom para o meio ambiente, é agradável visualmente por ser de feito de aço inoxidável. E o nome dos materiais está escrito em várias línguas, com um ângulo que permite a rápida leitura”, admira Joice.

Nova York, que assim como São Paulo é uma cidade poluída e carente de áreas verdes, aprovou uma lei que concede subsídios para os que plantarem jardins no telhado de casas e apartamentos comerciais. É o que se chama por lá de Green Roofs, ou, telhados verdes, desenvolvidos por designers em parceira com arquitetos. A iniciativa já conseguiu atingir 10% da área construída na cidade e abateu cerca de 100 mil dólares de impostos.

Em Seul, o parque Dongdaemun History & Culture é um exemplo de construção limpa, que utiliza materiais pré-fabricados e passa um conceito que integra história e design em um parque urbano aberto à população. O parque foi originalmente concebido para se tornar uma área com matas naturais e locais para espectáculos culturais, mas o projeto do arquiteto Zaha Hadid sofreu modificações após um grande número de relíquias culturais serem encontradas durante uma escavação no local.

O design está em detalhes que promovem grandes mudanças que melhoram não só visualmente como também a qualidade de vida em grandes metrópoles. O design está ai para facilitar, basta investir e apoiar sua iniciativas.

Associação Objeto Brasil
Com 14 anos de existência, a Objeto Brasil nasceu para promover o design brasileiro aqui e no mundo. A criatividade e capacidade brasileira de realização presente na Associação Objeto Brasil já mostrou sua força em vários eventos. Entre eles, convenções, exposições, convênios, treinamentos, publicações, palestras e outras ações no Brasil incluindo a exposição Design nos 500 Anos na Pinacoteca do Estado e Parque da Luz e no exterior levando o talento do design brasileiro para a Itália, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Coréia do Sul e países escandinavos.

Joice Joppert Leal
Fundadora e diretora executiva da Associação Objeto Brasil e coordenadora geral do IDEA/Brasil, Joice tem desenvolvido diversas ações na promoção do Design, Inventiva e Artesanato, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi chefe do Departamento de Tecnologia e Núcleo de Desenho Industrial da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP desde sua criação até fins de 1998. Foi diretora de Projetos Institucionais do Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo – SESI. Integrou, por solicitação do Ministro da Ciência e Tecnologia, a Comissão de Avaliação dos Institutos de Pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 1993/94.

Realizou e coordenou várias exposições do Design brasileiro, entre as quais se destacam a Artesanato e Design – um Processo Contínuo na Expo '98, Lisboa – Portugal, Design nos 500 Anos, na Pinacoteca de São Paulo e no Parque da Luz, Design Brasileiro, na Triennale de Milão – Itália, setembro/outubro de 2001, exposição Design brasileiro de Embalagens para Alimentos 2002, em Tóquio, Japão, Marca Brasil – o Brasil como Marca, na Galeria Portinari, Palazzo Pamphij, em Roma, Itália. Editou livros e catálogos sobre Design e, em 2006, foi curadora de duas salas especiais na primeira Bienal Brasileira de Design promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na Oca – Ibirapuera, em São Paulo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...