domingo, 6 de novembro de 2011

Inspirados no bambu, designers japoneses criam notebook movido à água


Portal Terra

Os designers japoneses Seunggi Baek e Hyerim Kim criaram o conceito Plantbook, um notebook que funcionaria à base de água e energia solar. Além de usar as fontes renováveis, também polui menos o ambiente, pois o processo libera oxigênio em vez de gases tóxicos. O aparelho ainda seria prático de carregar, graças à tela enrolável.

Para criar o sistema que alimenta o computador portátil os designers se inspiraram no bambu e na forma como a planta suga a água de que precisa. No laptop conceitual, a água absorvida é usada em um processo de eletrólise, que libera moléculas de hidrogênio, usadas na produção da eletricidade armazenada pela bateria. O oxigênio gerado é liberado na atmosfera.

Para iniciar o processo de eletrólise, o laptop usa uma placa termosolar instalada no corpo do equipamento. Quando imerso em água, o aparelho automaticamente carrega sua bateria. A indicação da quantidade de carga é feita por uma tira em formato de folha, feita de silicone com um filete de LED, que vai ficando verde à medida que a carga fica completa.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...