sábado, 30 de abril de 2011

Tudo é um remix

Não, remix não é uma expressão que se aplica apenas a músicas (músicas remixadas), mas é um novo termo (porém sua prática existe a anos) aplicado ao mundo da internet, que indica a recombinação do orginal criando o novo, uma colagem. Por exemplo quando um video é colocado na internet e alguém o pega e o refaz (refaz as vozes, refaz as imagens ou o junta com pedaços de oturos videos).
E apesar de não sermos tão familiarizados com o termo, ele é na verdade uma grande febre do mundo contemporâneo, na internet principalmente (em sites como o youtube), onde tudo se transforma e nada se cria, gerando verdadeiros fenômenos de visualizações.
A internet e os digitos são os responsáveis por aproximar a todos do remix, possibilitando verdadeiras expressões de arte que podem vir de qualquer pessoa, pois, temos na internet um acervo gingantesco de vídeos, fotos e sons.
Alguns acham terrível as pessoas não conseguirem mais criar, gerar o novo e tudo que é feito ser baseado em alguma coisa, mas no mundo em que vivemos onde tudo tem que estar pronto ontem o remix tem sido a grande solução e isso não siginifica que trabalhos percam a sua qualidade.
Abaixo coloquei alguns exemplos de remix em algumas áreas.

Na música, existem vários Dj's que remixam músicas famosas para deixá-las dançantes, porém a música sofre outros tipos de remix, a banda black eyed peas em seu último album (the begining) utilizou melodias e trechos de várias músicas antigas, seu album é montado em cima de várias batidas misturadas a muita música eletrônica o resultado é ótimo. Comparem alguns ritmos "usurpados", e fiquem chocados, rs:

Beyonce Crazy in love X Chi Lites Are you my woman




Madonna Hung Up X Abba Gimi Gimi Gimi





Na internet, o youtube é o rei do remix, e tem apenas um objetivo no geral, fazer você rir e se transformar em hits da internet:

Transformando um aúdio em música



E acreditem se quiser, mas o filmes também tem muita inspirações. Encontrei este ótimo exemplo no filme Kill Bil, que foi totalmente inspirado em filmes cults de luta, uma verdadeira homenagem ao gênero, o vídeo mostra as inpirações do filme.


Everything Is A Remix: KILL BILL from robgwilson.com on Vimeo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...