sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Evolução dos logotipos das emissoras de TV brasileiras

A TV brasileira tem ai mais de 60 anos, e claro que com esse tempo todo muitas mudanças visuais aconteceram nos logotipos das principais emissoras. Abaixo, reunimos um apanhado dos logotipos utilizadas pelas 4 principais emissoras do país, TV Globo, TV Record, SBT e Bandeirantes.

Algumas emissoras tiveram grandes mudanças nas suas marcas ao longo do tempo, outras a evolução de uma marca já consagrada,  a TV Globo é um grande exemplo disso. Percebe-se que a consagração do logo da Globo inspirou todas as concorrentes que em meados na década de 90 começam a adotar padrões parecidos com a concorrente.

É interessante também observarmos a utilização das cores RGB na maioria dos símbolos. Boa parte dos telespectadores não fazem ideia do porque dessas cores, mas nós designers batemos e automaticamente percebemos,  praticamente todas as emissoras referenciam a cor nos seus logos, salvo a Bandeirantes.

E claro, a utilização do círculo ou esfera,  sempre fazendo referência ao mundo, e também para atrair o foco, que o círculo remete a foco e proteção está presente em todos os logos.


Começamos com o logo da TV Record, de longe a que mais mudou desde a inauguração, também pudera, é a emissora mais antiga e a que passou por mais altos e baixos


A TV Bandeirantes começou com um coelhinha sendo seu primeiro logo, não me perguntem por que, não consegui achar nada sobre isso. Em 1972, a emissora copiou o logo na NBC dos EU. A partir da década de 80 a emissora começa a trabalhar a ideia do olho, ideia essa que é trabalhada até hoje


A marca da TV Globo com certeza é a mais conhecida e difundida. A ideia trabalhada até hoje foi criada por Hans Donner e ao longos dos anos teve modernizações, o conceito e formas continuam as mesmas



O SBT, aintiga TVS, permaneceu durante anos com o mesmo conceito de marca. Modificação mesmo só em 2008 onde a marca ficou mais limpa, só que a base é a mesma da década de 80.


Uma dica pra quem gosta de design relacionado a TV é o blog Televisual, sempre com análises de aberturas, vinhetas, identidades visuais de canais nacionais e internacionais. Super recomendo! Lá inclusive tem um post sobre a evolução do logotipo da TV Record com vinhetas novas e antigas e análise dos logos, bem interessante.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei!!!

Toy Shih Tzu disse...

Muito curioso,ver as transformações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...