quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A horrenda capa da Veja SP




Que as capas da Veja não são lá muito boas isso agente já sabia e via agora, fazer o que foi feito dessa vez é preocupante.
Uma revista como a Veja com circulação nacional em torno de 1 milhão de exemplares não pode fazer uma capa dessas nem mesmo na Veja SP com tiragem menor.
Eu como designer ao ver uma capa dessas sinto vergonha, sério, vergonha alheia, porque querendo ou não foram designers que fizeram-na. Eu sinceramente não entendo o por que a revista Veja com o tamanho prestígio que tem (não significa bom jornalismo, ou impacialidade) as vezes me aparece com umas capas horrendas, matérias diagramadas de forma mecânica, por que? Profissionais mal qualificados? Não, com certeza não, os processos seletivos da Editora Abril não são superficiais. Falta de tempo? Pode ser. Falta de ousadia por parte da editoria da revista? Mais provável. A verdade é que uma capa dessa até mesmo parece uma tapa na cara do leitor, tipo: "Toma, você 'engole' qualquer coisa". Talvez alguns jornalistas enxerguem o design como um item embelezador da notícia, mal sabe ele do poder que o design tem na interpretação e assimilação da informação. Me parece que a semanal com maior prestígio do Brasil, ainda não vê o design com excelentes olhos, as concorrentes, principalmente a Época, nesse sentido está bem a frente da Veja, também publicas uma capas que as vezes dá medo, mas muitas vezes faz um trabalho de excelente qualidade, não só na capa como internamente.
Mais uma vez o Brasil se mostra atrasado em relação aos outros países. Em plena era da informação visual, o Brasil peca na forma de mostrar a informação para o consumidor, e esse, devido a sua deficiência educacional, acaba sendo pouco exigente e se contentando com qualquer coisa, aceitando ser manipulado através de um produto visualmente "chinfrim".
Além de não saber entender o que lê, o brasileiro também não entende o que vê!
Uma capa branca apenas com os textos bem distribuídos, com uma fonte bacana, com certeza seria uma solução melhor!
Oremos!

2 comentários:

Érico disse...

Eu acho que faltou profissional qualificado sim. Um profissional qualificado teria feito algo bem melhor nos 15 minutos que levaram para fazer essa capa. Eu nunca vi essa revista da Veja SP, mas pelo jeito devem ser todas ruins assim mesmo.

Anônimo disse...

A capa é horrenda? "Agente" nesse caso deve ser separado caso você não esteja falando do famoso espião galanteador 007 ou de um agente de trânsito. A capa não é boa? Seu texto conseguiu superá-la, sério, vergonha alheia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...