quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

São Steve Jobs


O iPad da Apple tá dando o que falar. A revista "The Economist" a mais influente revista de economia do mundo colocou o Homem da Apple como um santo. Isso pq, principalmente as empresas de mídia acham que o Ipad, vai permitir a cobrança e visualização do conteúdo online de seus produtos (jornais e revistas) o que salvaria o setor, que no EUA vive uma situação grave.

Alguns especialistas dizem que o fim dos jornais impressos está cada vez mais próximo com o surgimento do iPad.
Sobre a capa, ideia muito legal e bem trabalhada...



quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Famosos em Avatar

Você ja parou para imaginar como seria a Madonna, Britney Spears, Beyoncé e Lady Gaga no mundo de Avatar???
A Rolling Stone resolveu pensar por vc!

Aproveito para falar que se vc ainda não foi ver Avatar, corra, mas corra mesmo antes que o filme saia de cartaz pq é muuuuuito bom... mas tem que ver em 3D, demais!


Britney Spears

Bono Vox

Justin Bieber

Adam Lambert

Madonna

Jay-Z e Beyonce

Lady Gaga

Bruce Springsteen

Lil Wayne

The Beatles




Vídeos sobre grafite

A TV UOL, produziu algumas reportagens sobre o grafite em São Paulo. São várias reportagens sobre o assunto, uma delas está ai embaixo.

O paulistano Vitché conta um pouco da sua trajetória como artista, iniciada na década de 1980. O escultor, grafiteiro e pintor comenta também a preocupação com a natureza em seu trabalho. "Tento resgatar conexão com a natureza que as grandes cidades perderam", diz ele. Vitché já expôs na Fundação Cartier, em Paris, além de museus na República Tcheca e na Alemanha.

Piores Briefings do Mundo



Muito bom o blog... quem é designer vai adora!
Uma palhinha:

E pensar que ainda existe...
"Enviando uma arte para o fornecedor em Illustrator
Atendimento fornecedor: oi, recebi o arquivo, mas acho que vc mandou errado
Eu: errado? vc não pediu em vetor?
Atendimento fornecedor: isso, em vetor, preciso dele em vetor, vc mandou em illustrator.
Eu: mas é um vetor.
Atendimento fornecedor: então espera ai, vou falar com o mocinho da arte.
minutos depois...
Atendimento fornecedor: oi, então desculpe... não é em vetor... é em corel."

Acessem: http://pioresbriefingsdomundo.blogspot.com/


Retratos Tipográficos

Tem uns trabalhos que nos deixam de boca aberta. Esses trabalhos de tipografia ai embaixo nem se fala. Perfeitos... simplesmente perfeitos!
Não é fácil através de tipos, conseguir retratar de forma fiel objetos ou rostos, é um trabalho de bastante sensibilidade.
O do Michael Jackson está demais!!!























Fonte: Design Atento

Mais Cartazes minimalistas!

Encontrei mais cartazes show de bola, dessa vez do designer Jamie Bolton.




Algumas das ilustrações são claras e um tanto quanto óbvias, como o pôster do Jurassic Park, uma típica cena de algo muito grande se aproximando sendo representada pela vibração de poças, lagos, etc, neste caso representado por um copo d'agua.

Já nos posteres do Star Wars é preciso conhecer um pouco a história, a representação esférica central seria a fortaleza de Darth Vader (Star Black), os triângulos são o exército que irão combatê-lo e o único em vermelho é Falcon, que não faz parte da aliança mas luta na batalha. No cartaz da continuação, a Star Black está pela metade, simbolo da destruição dos ataques do primeiro filme.No Iluminado, Jamie ilustrou o carpete do hotel, para dar importância ao que ocorre sob o hotel, fonte para saber o que causam os eventos.








Alice no Pais das Maravilhas!

Pode ser que muitos de voces ja tenham visto, mas eu não, por isso estou colocando no blog!!!
Os cartazes de Alice no País das Maravilhas só os instigam mais a querer ver o filme, e um detalhe bem legal é que os cartazes se juntam e formam um grande cartaz...
Vejam... muito interessante!








Pouco é muito!

Design nem sempre é fazer aqueles cartazes cheios de efeitos, luzes, degrades e afins... na minha opinião a simplicidade é uma das coisas mais difíceis de serem feitas.
Deem uma olhada nesses cartazes de filmes e séries feitos pelo designer Albert Exergian. Alguns são tão simples que dá pra fazer no Word, no Paint...
Demais!!







10 Mentiras para enrolar ilustradores e designers inexperientes




Muito interessante, encontrei no Espaço Design, é antigo mas válido!


*1) “Faça esse trabalho barato (ou de graça) e no próximo pagaremos melhor”*

Nenhum profissional que se preze daria seu trabalho de mãos beijadas na esperança de cobrar mais caro mais tarde. Você consegue imaginar o que um advogado diria se você dissesse “me defenda de graça dessa vez que na próxima vez que eu precisar de um advogado eu te chamo e pago melhor”.

Ele com certeza riria da sua cara.

* 2) “Nós nunca pagamos 1 centavo antes de ver o produto final”*

Essa é uma pegadinha. A partir do momento que você foi contratado para fazer o trabalho você DEVE pedir uma entrada. O motivo é simples, você está trabalhando desde o momento que se dispõe a fazer a reunião de briefing. Talvez um cliente mais inexperiente queira pagar após ver alguns esboços.
Cabe a você aceitar ou não.

* 3) “Esse trabalho será ótimo para seu portfolio! Depois desse você vai conseguir muitos outros”*

Essa é uma das mais típicas. E costuma fazer vítimas principalmente entre jovens que ainda estão estudando. Para não cair nessa, basta pensar “quanto o seu cliente vai faturar com o seu trabalho?”. Além disso, não esqueça que, mesmo que ele indique seu trabalho para outras empresas, com certeza ele
dirá quanto custou (ou se foi de graça) e imagine o que os próximos irão querer?

*4) Olhando para seus estudos e rascunhos: “Veja, não temos muita certeza se queremos seu trabalho. Deixe esses estudos comigo e vou falar com meu sócio/investidor/mulher, etc e depois te dou uma resposta”*

Não dou 5 minutos para ele ligar para outros designers com seus estudos e conceitos criados na mão barganhando melhores preços. Quando você ligar de novo ele dirá que seu trabalho está muito acima do mercado, blá blá blá, e que Fulano Designer vai fazer o trabalho. Mas como eles conseguiram outro
designer mais barato? Lógico, você já passou o conceito todo criado!

Economizou horas para o designer que vai pegar o trabalho. Então, enquanto você não entrar em acordo com seu cliente NUNCA DEIXE NADA CRIATIVO no escritório dele!

*5)* *”Veja, o job não foi cancelado, somente adiado. Deixe a conta aberta e continuaremos dentro de um mês ou dois”*

Provavelmente não. Seria um erro você não faturar o que foi feito até o momento esperando que o trabalho continue depois. Ligue em dois meses e você verá que alguém estará trabalhando no job. E adivinhe! Eles nem ao menos sabem quem você é… e o dinheiro do início do trabalho, lógico, já era!

*6) “CONTRATO?? Nós não precisamos assinar contratos! Não estamos entre amigos?”*

Sim, estamos. Até que alguma coisa dê errada ou ocorra um mal-entendido, e você se transforme no meu maior inimigo e eu sou o seu “designer estúpido”, aí o contrato é essencial! Simples assim! Ao menos que você não ligue em não ser pago. Qualquer profissional usa um contrato para definir como será o trabalho e você deve fazê-lo também!

*7) “Envie-me a conta depois que o material for pra gráfica”*

Por que esperar por esse deadline irrelevante? Você é honesto, não? Por que você deveria ficar preso a esse deadline? Uma vez entregue o trabalho, fature! Essa desculpa possivelmente é uma tática para atrasar o pagamento. Assim o material vai pra gráfica, precisa de alterações intermináveis e, adivinhe, ele arranja outra pessoa pra fazer as alterações necessárias, o material vai pra gráfica e você nem fica sabendo!

*8) “O último designer fez esse job por R$ XX “*

Isso é irrelevante. Se o último designer era tão bom por que ele te chamou? E quanto o outro cobrava não significa nada pra você. Pessoas que cobram muito pouco pelo seu tempo acabam fadadas ao insucesso (por auto-destruição financeira). Faça um preço justo, ofereça no máximo 5% de desconto e não abra mão disso.

*9) “Nosso orçamento para esse job é de XX reais”*

Interessante, não? Um cara sai para comprar um carro e sabe exatamente quanto ele vai gastar antes mesmo de fazer uma pesquisa. Uma quantia de trabalho custa uma quantia de dinheiro. Se seu cliente tem menos dinheiro e ainda assim você quer pegar o trabalho, dedique menos horas a ele. Deixe isso bem claro ao seu cliente, que você dedicará menos tempo que o estimado para finalizar o trabalho porque ele não pode pagar por mais horas. A escolha é sua.

*10) “Estamos com problemas financeiros. Passe o trabalho para nós e, quando
estivermos em melhor situação, te pagamos.”*

Claro, mas pode contar que, quando o dinheiro chegar, você estará bem lá no final da lista de pagamentos. Se alguém chega ao ponto de admitir que está com problemas financeiros então provavelmente o problema é bem maior do que parece. Além disso, você por acaso é um banco para fazer empréstimos? Se você quer arriscar, pelo menos peça dinheiro adicional pelo tempo de espera. Um banco faz isso, não faz? Por que provavelmente esse é o motivo deles quererem atrasar seu pagamento, ter 6 meses de dinheiro “emprestado” sem ter que pagar juros, o que não aconteceria se ele tivesse que emprestar do banco. Não jogue dinheiro fora!

Bom, o motivo de tudo isso não é deixar você paranóico ou coisa do tipo, mas sim injetar um pouco de realidade no mundo de fantasia da maioria dos designers. Você certamente vai tratar com pessoas muito diferentes de você. As motivações e atitudes certamente são diferentes. Eu infelizmente vejo, muitas vezes, exemplos de pessoas envolvidas em situações com a mais nobre das intenções e acabam literalmente se dando mal. Porque a maioria dos designers enxergam os trabalhos como uma oportunidade de fazer aquilo que mais gostam com dedicação, simplesmente porque amam o que fazem! A outra parte não tem a negociação tão idealizada ou romantizada, muito pelo contrário.

Como lidar com todas essas coisas e ainda assim fazer um trabalho criativo? Boa pergunta! É por isso que ir atrás da informação é importante. Você aprende a trabalhar com todas as técnicas do design, mas não aprende a arte da negociação. Muitos designers ignoram este aprendizado, o que é um grande
erro. Sugiro que o mínimo seja incorporado assim certamente você não sentirá seu trabalho como uma grande perda de tempo e dinheiro!


O Texto é de Iberá Júnior – Designer Gráfico

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