domingo, 15 de novembro de 2009

Bienal Brasileira de Design em Curitiba



Fonte: Design Informa

No dia 17 de novembro, terça-feira, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Centro de Design Paraná promovem o pré-lançamento da Bienal Brasileira de Design 2010, durante a abertura da Top Innovation – Feira Internacional de Tecnologia e Inovação, em Curitiba (PR).

A terceira edição da Bienal Brasileira de Design será promovida no ano que vem e terá como sede a capital do Paraná, Curitiba. A proposta é reunir na cidade as principais realizações da área cultural e do setor produtivo das empresas. A ideia da bienal é apontar tendências, provocar discussões, propiciar a capacitação e promover o melhor da produção nacional no período. Será uma ação de políticas públicas, que deve estar alinhada com outras que sejam pertinentes para o desenvolvimento social, econômico, ambiental e tecnológico nacional. O evento terá como linha mestra o tema Design, Inovação e Sustentabilidade.

A Bienal é uma promoção do Movimento Brasil Competitivo e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no âmbito do Programa Brasileiro de Design e terá como curadora geral Adélia Borges. A realização é da Fiep e do Centro de Design Paraná.

Design para todos
A Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba pretende envolver toda a cidade. Uma mostra principal será realizada na Fiep e uma série de eventos paralelos serão desenvolvidos com o apoio de parceiros locais. “O objetivo é fazer Curitiba ‘respirar’ design e inovação. E como consequência, atrair a mídia nacional e internacional, mostrando o grande potencial criativo, econômico, bem como a capacidade e a competitividade que as empresas brasileiras estão buscando através de seus produtos e serviços”, explica a diretora de projetos do Centro de Design Paraná, Letícia Castro Gaziri.

Além de atrair a atenção de industriais, designers e formadores de opinião, a intenção é envolver a comunidade em geral, que deverá se beneficiar do resultado desse projeto com a disseminação e a desmitificação dos conceitos de design, sustentabilidade e inovação. O objetivo é mostrar para a comunidade de forma lúdica como esses conceitos fazem parte do dia a dia de todos.

Outras edições
2006 - 1ª Bienal Brasileira de Design – São Paulo - Parque Ibirapuera - OCA
- 49 dias
- 35 mil pessoas
- 8.000 m² e mais de 600 produtos expostos

2008 - 2ª Bienal Brasileira de Design – Brasília – Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
- 27 dias
- 39.344 mil visitantes
- Mais de mil peças

Serviço:
Abertura Top Innovation e Pré-lançamento Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba
Data: 17 de novembro (terça-feira)
Local: Centro de Convenções da Fiep – Av. das Torres, 1341 - Jardim Botânico
Horário: 20 hora

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...