domingo, 15 de novembro de 2009

1ª Semana de Artes Visuais de Bauru


Aos poucos, Bauru vem ganhando diversos eventos relacionados a Arte e Design.
Depois do Diverso Design, Interdesigners agora acontece a 1ª Semana de Artes Visuais de Bauru.

A Associação dos Artistas Plásticos Visuais de Bauru será criada durante a realização da Semana de Artes Visuais que vai realizar-se entre os dias 16 e 20 de novembro, nas dependências do antigo “Casarão”, localizado na rua Antonio Alves, esquina com a rua Ezequiel Ramos. Para participação na Semana, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, as inscrições estão abertas aos interessados no horário comercial, no próprio local, à rua Antonio Alves, nº 09-10, centro da cidade. Esta é a primeira atividade aberta ao público ligado às artes visuais promovida no Casarão, construído em 1938, por Alfredo Fígaro. O Casarão guarda afrescos e pinturas antigas de autores ainda desconhecidos.

A I Semana de Artes Visuais, desenvolvida no espaço, terá a participação de especialistas que vão ministrar palestras, oficina e mostra fotográfica, distribuídas durante os dias de realização da atividades programadas a partir das 14h30, no local. Oficina de criação e aplicações de Stencil, palestra sobre a Casa, Movimento Art Nouveau e Alquimia do artista, são alguns dos assuntos em evidência durante a Semana, que inclui realização de um encontro de artistas plásticos e a consequente criação da Associação dos Artistas Visuais de Bauru.

Participam da Semama como palestrantes e instrutores de oficina a agente cultural Elizete Maria Barro, com prática em pinturas decorativas e murais; Paulo Barreto, arte educador, especializado em ilustração botânica e palestrantes, profª.drª. Joedy Luciana Bamonte (“Casa Ponce Paz”- Um Respiro para as Artes Visuais); artista plástica Ivelize De Agostini, especializada em escultura pela Escuola Lorenzo De Médici e Museologia pela Universitá Internazionale dell'Arte, ambas de Florença (Itália), com a palestra “Alquimia do Artista”; profª.drª Paula da Cruz Landim, livre docente em Design de Produto, na Unesp/Bauru, com estágio na Universidade de Artes e Design de Helsinque, Finlândia, que ministra a palestra “Movimento Art Nouveau” e, no dia 19, palestra sobre pinturas murais antigas e modernas do Estado de São Paulo, com a profª.drª Regina Andrade Tirelo, especialista em Restauração de Sítios e Monumentos Históricos pelo Istituto degli Ingegneri della Toscana de Florença.

Programação da I Semana de Artes Visuais de Bauru

16 a 19 de novembro - das 9h00 às 11h30
Oficina – Técnica de Stencil – Criação e Aplicações
Elizete Maria Barro e Paulo Barreto

16/11 – segunda-feira – 14h30
Palestra: Um Respiro para as Artes Visuais
Profª Drª Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

17/11 -terça-feira – 14h30
Palestra – Alquimia do Artista
Ivelize DeAgostini

18/11 – quarta-feira - 14h30
Palestra – Arte, Técnica e Tecnologia : O movimento Art Nouveau\; Interfaces entre Arte, Arquitetura e Design
Profª Drª Paula da Cruz Landim

19/11 – quinta-feira – 14h30
Encontro de Artistas Plásticos e criação da Associação de Artistas Visuais de Bauru

20/11 – sexta-feira – 14h30
Palestra: - Pinturas Murais Antigas e Modernas do Estado de São Paulo: Conhecer para Preservar
Profª Drª Regina Andrade Tirello

Fonte: Prefeitura Municipal de Bauru

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...